.

CÂMARA DESTITUI JAIRO E ELEGE NOVO PRESIDENTE NA SEXTA

Em sessão conturbada, a Câmara Municipal de Garopaba decidiu, nesta terça-feira (02), destituir o vereador Jairo Santos (PP) da presidência da mesa diretora por dois terços dos votos, 4 a 2. Nova mesa diretora será eleita na sexta-feira (05). Um grande público lotou o auditório.

A votação se deu durante a vigência de uma questão de ordem do 1º secretário Jean Ricardo (PSB), com base no artigo 194, que leva a decisão do pedido de destituição para decisão do plenário, depois de oferecido o direito de defesa a Jairo e da exclusão de Jean e Jairo dos eleitores.

“Conforme o rito aprovado pelo plenário, dois terços dos vereadores presentes e aptos ao voto decidiram pela destituição do presidente como prevê o Regimento e Lei Orgânica”, garantiu o 1º Secretário. O placar de 4 a 2 deveu-se também à ausência do vereador Beto do Aído (Podemos), vice-presidente da mesa.

Após a votação precária, com microfones desligados pelo então presidente e protestos de seus apoiadores, Jean Ricardo assumiu interinamente a Presidência e chamou uma nova sessão (extraordinária) para a próxima sexta-feira (05), às 18h, quando deve ser eleita uma nova mesa.

Até a votação, o então presidente da Câmara voltou a cassar a palavra de todos os vereadores ao mandar cortar os microfones, determinou intervalo e depois fim da sessão em plena vigência rito aprovado pelo plenário para encaminhar a questão. Por pouco não partiu para a agressão.

Votaram pela destituição Nilton Raupp, Felippe de Souza, João Julião do MDB, mais Juninho Gonçalves (Podemos). Sérgio Gonçalves, agora no PL, e Edmundo Nascimento (PP) disseram não.

( texto e imagem, Sérgio Saraiva)