Deputado Zé Milton cobra ação do Governo Estadual para regularização do Cadastro Ambiental Rural
Em um discurso, na tarde desta terça-feira (11), o Deputado Zé Milton trouxe à tona uma questão urgente para os agricultores de Santa Catarina, a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Zé Milton enfatizou que a situação atual é alarmante, uma vez que, segundo dados da Secretaria de Agricultura, menos de 10 propriedades rurais estão legalizadas, de um total de 300 mil que precisam se regularizar.
“Estamos falando de mais de 185 mil famílias que aguardam a regularização e que sem ela não conseguem acessar o sistema de crédito rural, participar de programas governamentais, obter licenças e outorgas, e realizar programas de recuperação e regularização ambiental”, defendeu Zé Milton ao alertar que os proprietários podem sofrer sanções, como advertências ou multas, e a impossibilidade de comercializar sua produção ou obter crédito rural.
O deputado fez uma cobrança direta ao governo do estado, exigindo ações imediatas para resolver essa situação crítica, resultado da falta de atualização do software de cadastro utilizado pelo Estado, que não se comunica com o da União.
“É inadmissível que, desde 2012, os agricultores catarinenses tenham feito a sua parte ao se inscreverem no sistema, mas o Governo Estadual não tenha conseguido estabelecer uma comunicação efetiva com o Sistema Nacional de Cadastro, para regularizar as propriedades”, afirmou Zé Milton e apelou ao Governo.
“É fundamental que o Governo do Estado adquira um novo sistema e implante uma equipe para transmitir os dados necessários para a regularização dos agricultores. O nosso apelo hoje é para que esse processo seja acelerado o mais breve possível para prestar esse serviço à família rural catarinense, antes que se instale uma crise na agricultura”, finalizou o deputado.