Imbituba decreta emergência após fortes chuvas e suspende aulas para garantir segurança

Imbituba decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o município desde a noite de quarta-feira. A decisão foi tomada em uma reunião do Gabinete de Crise, com o objetivo de definir ações para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população. Como medida preventiva, as aulas na rede pública municipal foram suspensas para esta sexta-feira.

De acordo com a Defesa Civil local, até o meio da tarde de quinta-feira, o volume de chuva acumulado já havia chegado a 126 mm, número que corresponde à média esperada para todo o mês de abril. Imbituba aparece como o segundo município com maior volume de chuvas, ficando atrás apenas de Florianópolis. A previsão é que as chuvas continuem com intensidade pelo menos até a noite de quinta-feira.

Todos os bairros de Imbituba foram afetados, com registros de alagamentos severos em Nova Brasília, Mirim e Arroio. Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e outras secretarias estão mobilizadas para monitorar áreas de risco e ajudar as famílias impactadas. Até o momento, oito pessoas estão desabrigadas.

Com o decreto de emergência, o município pode adotar medidas especiais para lidar com os danos causados pelas chuvas. Além disso, fica aberta a possibilidade de solicitar recursos estaduais e federais para ações de resposta, socorro e reconstrução. Para agilizar o retorno à normalidade, esses recursos serão fundamentais para assistir a população, recuperar estruturas danificadas e restabelecer serviços essenciais.

A Defesa Civil orienta a população a evitar sair de casa, transitar por ruas alagadas ou tentar atravessar pontos com acúmulo de água. Em situações de emergência, a comunidade deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

As informações utilizadas para a redação da matéria, assim como as imagens utilizadas, são de autoria da Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência da Prefeitura Municipal de Imbituba.


Descubra mais sobre Grande Jornal

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.