.

SANTO SEPULCRO!(Roteiro para cristãos)

Texto e fotos de Airton Gontow – de Jerusalém

Foto e texto / Airton Gotwtov.

Há muitas maneiras de começar a conhecer Jerusalém. Você pode simplesmente andar pela Cidade Velha e se deixar levar pelas cores, aromas, sabores e sons de vendedores árabes oferecendo seus produtos ou de peregrinos entoando cantos e rezas pelas suas ruelas, especialmente na Via Dolorosa, com suas 14 estações que marcam a condenação, flagelo, crucificação e túmulo de Cristo. No meio dos caminhos, você pode também entrar nas igrejas e sinagogas e se deixar tocar pela emoção das pessoas, que muitas vezes sonharam a vida inteira em estar naquele local.
Muitos cristãos iniciam o passeio por Jerusalém diretamente na Basílica do Santo Sepulcro, no alto do Monte Calvário (o biblico Gólgota) construído no local onde, de acordo com a tradição cristä, Jesus teria sido sepultado,
crucificado, enterrado e ressuscitado no terceiro dia. Em seu interior estão o Calvário (onde ocorreu a crucificação), o Sepulcro (onde Cristo foi sepultado) e a Pedra da Unção. O Sepulcro é a 14ª e última estação da Via Dolorosa e a mais visitada de todas.
O Santo Sepulcro foi erguido no século 4 por Santa Helena, mãe do imperador Constantino. Depois disso, já passou por diversas destruições e reconstruções.
Hoje, sete igrejas cristas são responsáveis por sua administração: as ortodoxas armênia, grega, síria e russa, copta egípcia, etíope e católica romana. Como quase tudo em Israel não há consenso sobre acontecimentos. Se para os católicos o Santo Sepulcro é onde Jesus Cristo foi crucificado e enterrado, para os evangélicos, o local do sepultamento é o túmulo do jardim, do lado de fora das muralhas da cidade.
Outro modo de se iniciar o passeio cristão é no Monte das Oliveiras. por onde Jesus teria entrado em Jerusalém. Com a ajuda de um bom guia, você pode ver toda a cidade e entender melhor que ela é dividida entre a Cidade Velha e a Cidade Nova. E ainda perceber que a Cidade Velha é separada em quatro bairros: Judaico, Cristão, Muculmano e Armênio. Dali você pode também avistar os principais pontos religiosos da cidade, como a Igreja Russa Ortodoxa de Maria Madalena e a Igreja das Nações, também conhecida como Basilica da Agonia, no meio do Jardim Getsemani, para onde Jesus teria ido após a Última Ceia.
Depois, para ultrapassar a imponente muralha de pedra de mais de 4 km de extensão e ingressar na Cidade Velha, há oito portöes. Os dois mais importantes-de Jaffa e Damasco – levam aos quatro bairros citados. Ao longo das muralhas existem 34 torres e a Cidadela de Davi.
Qualquer que seja o modo de entrar na cidade, será sempre um maravilhoso e inesquecível passeio por milênios de história.